Solicite Contato

Plano Médico Empresarial x Particular

plano-medico-para-familia
Os planos de saúde são uma opção interessante para quem deseja ter atendimento médico de qualidade com a conveniência de pagar menos por consultas e exames. Entre as opções, existem planos empresariais, geralmente oferecidos como benefício de trabalho, e convênios particulares, que atendem às necessidades de um único indivíduo ou de toda a família.

Os tipos de plano

O plano empresarial costuma ser oferecido pelas organizações como forma de assistência aos colaboradores. Ele é elaborado a fim de atender às necessidades básicas e mais urgentes de todos os beneficiários. Já o plano particular, oferecido pelas operadoras de saúde, pode ser contratado por qualquer pessoa e varia de acordo com a quantidade e a complexidade das intervenções contratadas.

Vantagens e desvantagens

A vantagem do plano empresarial é o baixo custo para seus usuários, já que costuma abranger um grande número de conveniados. Normalmente, quanto mais pessoas aderem e colaboram, menor é o valor das mensalidades. Por isso, muitos aceitam a entrada de dependentes, como esposa, marido e filhos. Esse serviço, no entanto, é fechado e igual para todos, não havendo a possibilidade de personalização do atendimento.

Em relação ao plano particular, a vantagem é a flexibilidade dos serviços. O usuário pode estabelecer um convênio de acordo as suas necessidades, descartando ou acrescentando benefícios. Nesse caso, o preço da mensalidade pode ser um pouco mais alto do que o valor cobrado pelos planos coletivos.

Quem pode ter plano empresarial

Se a empresa dispõe de um convênio coletivo, no momento da contratação, o funcionário é notificado sobre a existência do plano e sobre como ele funciona. Conforme as suas necessidades e o regime da organização, o colaborador pode aderir ou não ao serviço, além de solicitar a extensão do atendimento aos seus dependentes.

Vale ressaltar ainda que existem planos de saúde com benefícios especiais para pessoas jurídicas ou microempresários. Quem possui CNPJ deve procurar as prestadoras que oferecem esse diferencial e conferir qual a melhor possibilidade.

Em caso de mudança

Caso a pessoa opte por sair de um plano empresarial para um particular, ela deve comunicar ao departamento de RH da empresa que não deseja mais fazer parte do convênio. No caso inverso (de particular para empresarial), é preciso procurar a empresa de saúde e ver a possibilidade de mudança, já que podem existir condições (como o tempo de carência) para a alteração.