Solicite Contato

Minha empresa caiu na malha fina: E agora?

Empresa Malha Fina

Quando a Receita Federal encontra erros na declaração de um contribuinte, o documento fica retido para uma análise mais detalhada das contas da empresa. Isso significa cair na malha fina, mas não quer dizer que a organização tem necessariamente um problema. Na realidade, o impasse pode ser resolvido com a correção dos erros. O empreendimento só enfrentará maiores dificuldades se realmente estiver sonegando informações referentes ao Imposto de Renda.

Empresas que fazem caixa 2 e caem na malha fina

Não contabilizar e não declarar à Receita parte dos recursos financeiros obtidos em transações realizadas durante o ano de exercício do IR constitui uma infração fiscal, também conhecida como caixa 2. Algumas empresas, visando diminuir o valor do imposto e obter maior lucro, muitas vezes não emitem notas fiscais ou fazem documentos com valores mais baixos. Esse procedimento ilegal quase sempre resulta na retenção da declaração e no pagamento do imposto com multa.

Erros comuns na contabilidade que colaboram para o problema

Há casos em que a organização não utiliza esses artifícios e cai na malha fina apenas por pequenos descuidos no momento de fazer a declaração. Entre os mais comuns, estão:

  • Digitar ponto em vez de vírgula ao informar os valores. O programa da Receita não interpreta o ponto como separador de centavos.
  • Declarar a diferença entre os rendimentos tributáveis e não tributáveis informados no comprovante de rendimentos fornecido pelo pagador.
  • Informar doações a instituições assistenciais, sendo que a legislação só admite doações diretas a fundos controlados pelos Conselhos Municipal, Estadual e Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, limitando-as em até 6% do imposto devido.
  • Não declarar ganhos e perdas de capital quando forem comercializados bens e direitos.
  • Não revelar ganhos e perdas de Renda Variável, caso o contribuinte opere em bolsa de valores.
  • Afirmar despesas com planos de saúde de dependentes não incluídos na declaração.
Caixa 2

Como resolver o problema

Se sua empresa caiu na malha fina, não é preciso entrar em pânico! O primeiro passo é verificar o motivo da retenção. Depois procure os documentos referentes ao item que apresenta erro ou dúvida. Se os dados informados estiverem errados, faça uma declaração retificadora. Acompanhe o processo de retificação pelo site da Receita. Caso a correção não seja aceita, agende uma visita pelo site para apresentar os documentos pessoalmente.