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Problemas com o plano de celular

Problemas com plano de celular

O celular se tornou uma necessidade cotidiana e, para ter acesso a todas as facilidades que ele oferece, aderir a um bom plano de telefonia móvel é essencial. Mas esse é um tipo de serviço pode apresentar falhas e problemas durante a vigência do contrato. Por isso, é importante saber como agir em determinados casos.

Cancelamento do plano

O cliente tem todo o direito de cancelar o plano no momento em que achar necessário. No entanto, algumas operadoras se valem de promoções e condições para fazer o usuário mudar de ideia. Caso a solicitação não seja atendida prontamente, o Procon deve ser acionado e, em casos extremos, até mesmo a Justiça comum. Por isso, vale a pena procurar a ajuda de um advogado que faça valer seus direitos de consumidor.

Cobrança indevida

Esse é um dos principais problemas encarados por clientes de planos de celular. O erro mais comum está na cobrança de valores fixos, como assinaturas e pacotes. É importante que, no momento da aquisição, o consumidor solicite uma cópia do contrato para ter uma prova do acordo. Em caso de cobrança indevida, é fundamental entrar em contato com a operadora assim que o erro for detectado.

Problema de cobertura

A questão do sinal é algo que as operadoras ainda tentam resolver. Isso porque, com a concorrência e a demanda, as companhias encontram dificuldades em oferecer um serviço de qualidade, ainda que esse princípio esteja previsto em contrato. Se os problemas de cobertura forem frequentes, fale com o Procon ou outro órgão de defesa do consumidor consulte uma assessoria jurídica.

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Ligações caem toda hora

Algumas operadoras que oferecem ligações com preço fixo e duração ilimitada já foram acusadas de “forçar” a queda do sinal para obrigar o cliente a ligar novamente. No entanto, em circunstâncias normais, isso costuma ocorrer devido à má qualidade do sinal. Ligue para a empresa e peça um esclarecimento e um prazo para a resolução do problema. Se nada for resolvido, entre em contato com o Procon e peça também a orientação de um advogado.

Plano de internet não atende ao pedido

Como os serviços de celular podem ser adquiridos com apenas uma mensagem ou uma simples ligação, as questões burocráticas, como o contrato, podem ficar em segundo plano. Assim, o cliente pode “tornar-se refém” do que foi proposto pela empresa. Antes de assinar qualquer plano, procure conhecer o serviço de internet. Se ele não for cumprido, procure um órgão de defesa do consumidor.

Problemas para mudar de plano ou de operadora

A portabilidade é um direito do cliente e a operadora não pode criar empecilhos para quem deseja mudar de empresa. Caso isso ocorra com você, procure diretamente o Procon ou mesmo a Anatel e faça uma notificação. Se julgar necessário entrar com uma ação na justiça, busque o auxílio de um profissional do Direito.